Mensagem 2: 1 Samuel 17
Publicado em 21/10/2025
SÉRIE: CONHECENDO DEUS NAS VIRADAS DA VIDA
DA OPORTUNIDADE À VITÓRIA - I Samuel 17
Introdução à série:
Simplesmente Davi
Os Últimos Acontecimentos
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
“Jessé disse a seu filho Davi: “Pegue uma arroba de grãos tostados e dez pães e leve-os depressa a seus irmãos”.
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
Veja comigo os versos 25 a 29... Há uma certa dose de ambição humana, mas também vemos nos versos 36 a 47 uma superdosagem de fé no Deus Vivo.
Temos muito medo da palavra ambição porque ela Sempre tem uma conotação errada. Mas a bíblia ensina uma dose sadia de ambição humana e nos mostra que as pessoas que fizeram alguma coisa foram pessoas movidas por algum tipo ou alguma dose de ambição. Não uma ambição hipertrofiada, exagerada, megalomaníaca e autocentrada, mas alguma dose de necessária de ambição para mover a vida e no caso Davi é uma ambição encharcada de fé no Deus de Israel.
No entanto. Não é só a ambição que está no projeto de Davi. O que move, essencialmente não é a recompensa. Obviamente, a recompensa do rei tinha alguma significação, porque ele pergunta 3 vezes. Mas ele tem princípios. Com a recompensa do rei ou sem ela, estava disposto a aceitar o desafio. Ele é movido a base de fé. No verso 26, ele diz, esse desafio é contra Deus. Que eu não posso levar essa para casa. Eu sou o ouvido de Deus aqui na Terra. Eu sou a expressão do Deus de Israel aqui e eu não vou levar esta para casa. No verso 36, ele repete outra vez, esse incircunciso tem afrontado ao Deus vivo e diz, no verso 45, a mesma coisa. Eu vou em nome do senhor contra ele no verso 46, o mundo e esse povo vão saber que há Deus em Israel versus 47 saberá toda essa multidão que o senhor salva.
Notem como esses 2 elementos estão juntos na produção de um indivíduo criativo que responde à altura aos desafios que estão à sua volta. Temos que tomar cuidado sempre com essa questão da ambição para que ela não se torne um elemento essencial, motivador da nossa vida. Mas temos que tomar cuidado também com aquelas pessoas que se desvestiram e se esvaziaram de todo e qualquer tipo de ambição. Quando Lemos o livro de provérbios, encontramos que uma certa dose de desejo de ir um pouco além é necessária e faz parte até da saúde humana e é componente fundamental no seu projeto histórico. E essas coisas têm que ser profundamente associadas a um viver de fé. Que faz com que a ambição se canalize e aponte na direção da Glória de Deus.
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
Davi se oferece a Deus com aquilo que é com aquilo que tem. Não com aquilo que não é, e nem com aquilo que não tem. Os versos 38-40 são interessantes. Promove risos, mas mostra uma verdade. Saul veste Davi com sua armadura de guerra, mas o jovem Davi diz: “eu não sei andar com isto!”. Meu negócio é pedrinha mesmo! Pedrinha lisa! Essa é a minha especialidade.
A Palavra de Deus aqui mostra nesse gesto de Davi que Deus quer que você use seu melhor, pode ser simples, mas é o que você sabe fazer, e sabe fazer bem-feito. O Simples com Graça de Deus se torna em poder imenso.
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
“Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos”.
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
“Teu servo pode matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles”.
Deus respondeu: —Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão? Jeremias 12.5
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
“... e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa... e aproximou-se filisteu”.
Efésios 6:13-20
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim mantenham-se firmes cingindo-se com o cinto da verdade, vestido a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem em oração todos os santos.
O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...
“... Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão derrubou o filisteu e o matou..”.
CONCLUSÃO:
PRÓXIMO DOMINGO
SÉRIE: CONHECENDO DEUS NAS VIRADAS DA VIDA - DA GLÓRIA À PERSEGUIÇÃO - 1 Samuel 18 e 19
(31) 996297982
pibponte@pibponte.org